A Donzela Dragão

 


"Há a filha do rei nāga Sāgara que tem apenas oito anos de idade. Ela é sábia; suas faculdades são afiadas; e ela também conhece bem todas as faculdades e ações dos seres sencientes. Ela atingiu o poder da recordação. Ela preserva todos os tesouros secretos profundos dos Budas, entra profundamente na meditação e é bem capaz de discernir todos os dharmas. Ela instantaneamente produziu o pensamento da iluminação (Skt. bodhicitta ) e atingiu o estágio de não retrocesso. Ela tem eloquência desimpedida e pensa nos seres sencientes com tanta compaixão como se fossem seus próprios filhos. Suas virtudes são perfeitas. Seus pensamentos e explicações são sutis e extensos, misericordiosos e compassivos. Ela tem uma mente harmoniosa e atingiu a iluminação."  A iluminação da garota dragão tem implicações importantes. Primeiro, refuta a ideia da época em que as mulheres nunca poderiam atingir a iluminação. Segundo, revela que o poder do Sutra de Lótus permite que todas as pessoas atinjam igualmente o estado de Buda em suas formas atuais. Ou seja, por meio do Sutra de Lótus, as pessoas não precisam praticar austeridades por incontáveis ​​kalpas nem esperar pelo renascimento em uma forma física diferente (ensinamentos provisórios sustentam que as mulheres devem renascer como homens e então praticar por incontáveis ​​kalpas para se tornarem budas)!!!   

                                                   
Longnü                        traduzido como Donzela Dragão , junto com Sudhana são considerados acólitos da bodhisattva Guanyin ( Avalokiteśvara ) no budismo chinês . Sua presença na iconografia de Guanyin foi influenciada por sutras tântricos que celebram o esotérico Amoghapāśa e as formas de mil braços de Guanyin, que mencionam Longnü oferecendo a Guanyin uma pérola inestimável em gratidão por esta última visitar o palácio do Rei Dragão no fundo do oceano para ensinar aos habitantes seu dharani salvífico.Não há fontes escriturais conectando Sudhana e Longnü a Avalokiteśvara ao mesmo tempo. Foi sugerido que os acólitos são representações dos dois principais textos Mahāyāna , o Lotus Sūtra e o Avataṃsaka Sūtra , nos quais Longnü e Sudhana aparecem, respectivamente.A representação de Longnü e Sudhana com Avalokiteśvara pode ter sido influenciada por Yunü ( Donzela de Jade ) e Jintong ( Juventude Dourada ), que aparecem na iconografia do Imperador de Jade . Ela é descrita como sendo a filha de oito anos do Rei Dragão ( chinês tradicional :龍王; chinês simplificado :龙王; pinyin : Lóng Wáng ; sânscrito : nāgarāja ) do Mar do Leste .No entanto, o discípulo do Buda , Śāriputra , um Sravaka , não acredita que uma mulher possa atingir o estado de Buda. Em resposta, a donzela nāga oferece uma pérola ao Buda, simbolizando sua vida e ego, e ele a aceita. Ela então se transforma instantaneamente em um bodhisattva masculino perfeito e então atinge a iluminação completa. 

                                                           De acordo com Schuster, o argumento do Sutra de Lótus "é direcionado contra a noção de que alguns corpos (masculinos) são adequados para os destinos mais elevados, e outros corpos (femininos) não." No Budismo Chan , a história foi tomada como um exemplo para enfatizar o potencial do despertar repentino .Um único capítulo no Conto Completo de Avalokiteśvara e os Mares do Sul ( chinês :南海觀音全傳; pinyin : Nánhǎi Guānyīn Quánzhuàn ), um romance da dinastia Ming do século XVI, é o primeiro texto que conecta Longnü e Sudhana como sendo acólitos de Avalokiteśvara. Quando o terceiro filho do Rei Dragão saiu para nadar no mar na forma de uma carpa , ele foi capturado por um pescador. Incapaz de se transformar em sua forma de dragão devido a estar preso em terra, ele seria vendido e massacrado no mercado local. Assim que Avalokiteśvara soube de sua situação, ela deu a Shancai todo o seu dinheiro e enviou seu discípulo para comprá-lo no mercado e libertá-lo. Como a carpa ainda estava viva horas depois de ser capturada, isso atraiu uma grande multidão e logo uma guerra de lances começou devido às pessoas acreditarem que comer esse peixe lhes daria a imortalidade . Shancai foi facilmente superado e implorou ao vendedor de peixes para poupar a vida do peixe, mas sem sucesso e ganhando o desprezo das pessoas no mercado. Foi então que Avalokiteśvara projetou sua voz de longe dizendo: "Uma vida deve definitivamente pertencer a alguém que tenta salvá-la, não a alguém que tenta tirá-la". A multidão percebendo seu erro logo se dispersou e Shancai conseguiu trazer a carpa de volta para Avalokiteśvara e devolvê-la ao mar.


Como um sinal de gratidão, o Rei Dragão pediu a Ao Guang para trazer a "Pérola da Luz", mas sua neta se voluntaria para ir no lugar de seu pai. Depois de oferecer a pérola a Avalokiteśvara, ela decide ficar com ela e se tornar sua discípula para aprender o Dharma Budista .Ao contrário do Conto Completo de Avalokiteśvara e dos Mares do Sul , que menciona apenas brevemente Longnü, o Pergaminho Precioso de Sudhana e Longnü ( chinês :善財龍女寶撰; pinyin : Shàncái Lóngnǚ Bǎozhuàn ), um pergaminho dos séculos XVIII e XIX composto por 29 fólios , é completamente dedicado à lenda de Longnü e Sudhana e parece ter uma origem taoísta. O texto se passa durante o período Qianfu da dinastia Tang . Um dia, quando Sudhana está descendo uma trilha na montanha para visitar seu pai, ele ouve uma voz clamando por ajuda. Após investigação, descobre-se que é a voz de uma cobra presa em uma garrafa pelos últimos dezoito anos. A cobra implora a Sudhana para libertá-la, após o que ela se transforma em sua verdadeira forma, a de um monstro, e ameaça comê-lo. Quando Sudhana protesta contra o comportamento da cobra, ela argumenta que than ēn (恩, um ato gentil) é retribuído por uma rixa, e esse é o jeito do mundo. No entanto, a cobra concorda em submeter o argumento a três juízes.O primeiro juiz a quem o argumento é apresentado é a encarnação humana da Estrela Búfalo- Dourada , que concorda com a cobra, dada sua experiência passada com humanos. A Estrela Búfalo relata como ela nunca quis descer à terra, mas foi empurrada para fora dos portões do céu por Kṣitigarbha , que teve pena das massas trabalhadoras. Kṣitigarbha jurou que se os humanos não retribuíssem um favor com outro favor, seus olhos cairiam e cairiam no chão. Por causa da queda da Estrela Búfalo na terra, que foi de cara, ela perdeu todos os seus dentes frontais superiores. Ela sofreu muito nas mãos dos humanos; depois de anos trabalhando duro para seu mestre, ela foi massacrada e comida. Por causa disso, os olhos de Kṣitigarbha realmente caíram e se transformaram nos caracóis que os búfalos agora pisoteiam quando ela ara os campos.O segundo juiz que eles encontram é o sacerdote taoísta Zhuangzi , que também concorda com a cobra, citando uma experiência que teve quando ressuscitou um esqueleto que imediatamente levou Zhuangzi ao tribunal e o acusou de roubar seu dinheiro.O último juiz que eles encontram é uma jovem garota. A garota diz à cobra que ela pode comê-la também, se a cobra puder mostrar a ela como ela foi capaz de caber na garrafa da qual Sudhana a havia libertado. Assim que a cobra se enfia de volta na garrafa, ela fica presa. A garota então se revela como Avalokiteśvara. Quando a cobra implora por misericórdia, Avalokiteśvara diz a ela que, para ser salva, ela deve se envolver em exercícios religiosos na Gruta dos Sons do Dilúvio (atual Templo Fayu ) no Monte Putuo .Três anos depois, Sudhana se torna formalmente um acólito de Avalokiteśvara junto com o Papagaio Filial . Depois que a cobra se submete a sete anos de austeridade, ela se limpa de seu veneno e produz uma pérola. Ela então se transforma em Longnü e se torna um acólito de Avalokiteśvara. 

                    Longnü é um personagem que faz três aparições notáveis ​​no budismo; a primeira está em um texto budista definidor, o Sutra de Lótus , enquanto as outras duas vêm do folclore chinês, como contado no Conto Completo de Avalokiteśvara e os Mares do Sul , e no Pergaminho Precioso de Sudhana e Longnü .O termo "Filha do rei Naga" significa um ser de potencial linhagem divina ligado aos Naga, ou raça serpente. Na tradição Mahayana, esta figura representa um indivíduo jovem e perspicaz que alcança a iluminação rapidamente, ilustrando que a iluminação transcende o gênero. Por meio de suas associações com a divindade e a sabedoria, a Filha do rei Naga serve como um símbolo do potencial espiritual e da universalidade da iluminação.Originalmente, Long Nu era filha do Rei Dragão do Mar Oriental. Ela era inteligente e brilhante, e o Rei Dragão a adorava muito. Um dia, Long Nu ouviu que a vila de pescadores à beira-mar estava tendo um Festival de Lanternas de Barco, e exigiu em voz alta ir ver a cena movimentada. Mas o Rei Dragão balançou a cabeça e disse: "Aquele não é lugar para uma Princesa Dragão ir!"Long Nu pensou consigo mesma: "Você não vai me deixar ir, eu devo ir!" Ela esperou com dificuldade até a meia-noite, então aproveitou que o Rei Dragão não estava prestando atenção e saiu furtivamente do Palácio de Cristal. Ela se transformou em uma donzela de uma família de pescadores e entrou na vila de pescadores. A rua principal estava excepcionalmente movimentada. Havia todos os tipos de lanternas de peixe em números incontáveis: havia lanternas de peixe corvina amarela, lanternas de polvo, lanternas de lula e lanternas de tubarão; junto com lanternas de lagosta, lanternas de caranguejo, lanternas de vieira e lanternas de concha... Long Nu olhou para o leste, olhou para o oeste e então invadiu a multidão sem pensar.Naquele momento, de repente, meia xícara de chá frio caiu de um loft acima e espirrou imparcialmente na cabeça de Long Nu. Long Nu ficou tão assustada que seu rosto ficou branco. Pois, na verdade, sempre que ela se transformava em humana, se ela entrasse em contato com a água, ela rapidamente voltaria à sua forma original. Ela estava com medo de que mudar de volta para sua forma de dragão no meio da multidão causasse problemas, então ela correu com todas as suas forças de volta para a praia, ela mal conseguiu chegar à praia quando se transformou em um grande peixe. Ela ficou deitada na praia completamente incapaz de se mover. Ao longo da praia, vieram dois rapazes pescadores, um magro e um gordo. Eles viram este peixe grande, brilhante e lustroso, e de repente olharam distraidamente. O garoto gordo disse: "Que peixe! Como ele foi parar na praia?" O garoto magro, movendo a barbatana para frente e para trás, disse: "Vamos pegá-lo! Podemos carregá-lo em nossos ombros até a estrada para vender, ele renderá um bom preço." Assim dizendo, os dois garotos carregaram o peixe grande em seus ombros até a estrada para vendê-lo.Enquanto isso, Bodhisattva Guan Yin estava sentada em meditação na Floresta de Bambu Negro. Ela viu o que tinha acabado de acontecer e, agindo sem pensar de seu coração misericordioso, ela rapidamente chamou o garoto Shan Cai para ir comprar o peixe grande e soltá-lo no mar. Shan Cai ficou em pé sobre uma flor de lótus e voou para baixo do alto das nuvens.Os dois meninos levaram o peixe para a rua principal, todas as pessoas observando as lanternas se reuniram ao redor, apontando e conversando, mas ninguém ousou comprar o peixe grande. Um velho disse: "Menino, esse peixe é muito grande, você deveria cortá-lo e vender os pedaços". O menino gordinho pensou que esse era um raciocínio sensato. Ele pegou emprestado um machado, levantou-o bem alto e estava prestes a cortar. De repente, uma criança pequena gritou: "Rápido, olhe! O peixe grande está chorando". O menino gordinho parou o machado e olhou. O peixe grande estava realmente chorando duas correntes de lágrimas translúcidas brilhantes. Naquele momento, um jovem monge budista se aproximou e os bloqueou, dizendo: "Não bata! Não bata! Eu comprarei este peixe". Todos que ouviram isso caíram na gargalhada. "Jovem monge, por que você compraria o peixe? Talvez você comece a comer carne novamente e deixe a vida monástica!" O rosto do jovem monge ficou vermelho, ele explicou nervosamente: "Eu compraria este peixe para salvar sua vida". Dito isso, ele pegou uma moeda de prata e a entregou ao garoto magro, e pediu que ele carregasse o peixe de volta para a praia e o soltasse no mar.Assim que tocou na água, o peixe fez um grande respingo e nadou para muito longe, depois disso ele se virou e acenou para o jovem monge, só então mergulhou rapidamente na água e desapareceu. Além do mais, quando a jovem Princesa Dragão não foi vista no Palácio do Dragão, todos ficaram confusos. O Rei Dragão bufou seu bigode com raiva e arregalou os olhos. Após o amanhecer, a jovem Princesa Dragão finalmente retornou, só então a mente do Rei Dragão ficou tranquila. No entanto, para lhe dar uma lição, o Rei Dragão a expulsou do Palácio de Cristal. Long Nu estava com o coração partido. Chorando sem parar, ela chegou ao Mar da Flor de Lótus; o som de seu choro alcançou a Floresta de Bambu Negro. Bodhisattva Guan Yin ouviu isso e soube que Long Nu tinha vindo. Ela instruiu Shan Cai a encontrar Long Nu e trazê-la para dentro. Shan Cai apareceu diante de Long Nu e sorrindo perguntou: "Irmãzinha Long Nu, você não se lembra de mim?" Long Nu o reconheceu como o jovem monge que a salvou e ela não pôde deixar de transformar suas lágrimas em risos. Ela foi em frente e estava prestes a se curvar a ele. Shan Cai a fez parar e disse: "Foi o Bodhisattva Guan Yin que me disse para ir resgatá-la!" Long Nu levantou a cabeça para olhar e viu o Bodhisattva Guan Yin sentado em uma plataforma de flor de lótus, então ela se curvou e prestou seu respeito. Guan Yin gostava muito de Long Nu, então ela a manteve ao seu lado. Daquele ponto em diante, Long Nu e Shan Cai viveram como irmão e irmã em uma caverna de penhasco perto da Caverna Chao Yin. Essa caverna no penhasco foi mais tarde chamada de “Caverna Shan Cai Long Nu”.Long Nu serviu como empregada doméstica para Bodhisattva Guan Yin, mas o Rei Dragão se arrependeu de suas ações e pediu que Long Nu retornasse ao Palácio do Dragão. Mas Long Nu não estava disposta a retornar ao Palácio de Cristal que a aprisionava... 

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